Tipo 8: o confrontador

31-03-2020

O Tipo 8 sente que precisa de ser forte e mostra essa força como um aviso para que todos saibam que com ele não se brinca!


Sempre atento ao meio ambiente e às reacções dos outros não baixa a guarda mantendo uma armadura de proteção. 

No entanto, nem sempre é fácil saber a agenda ou a posição dos outros por isso às vezes torna-se necessário provocar nas pessoas uma reação que mostre o que pensam. O confronto é a atitude pelo qual o Tipo 8 provoca, testa e percebe que tipo de pessoa tem na sua frente. Avalia se é forte ou fraca, se pode contar com essa pessoa ou não, se é capaz de resolver as coisas ou não.

No confronto a sua voz torna-se ainda mais forte, alta, impactante, agressiva e intensa. Os gestos são rápidos e largos exibindo uma energia exageradamente expansiva. No confronto o Tipo 8 mostra a sua força, impõe respeito e ganha poder. Mas muitas vezes o resultados é uma sensação de medo, afastamento, intimidação, insegurança e paralisia nos outros.

No entanto, para o Tipo 8 o impacto que causa nos outros não é importante, porque na verdade ele nem tem a noção da razão pela qual as pessoas "parecem umas flores de estufa" a quem não se pode dizer nada que ficam logo melindradas! O importante é testar a confiança e saber a posição do outro.

Os confrontos mais intensos ocorrem quando está em causa a luta pelo controlo e comando, ou quando surgem situações de injustiça, de acordo com os critérios subjetivos do Tipo 8.

O confronto resolve-se quando o Tipo 8 confirma que o outro está com ele ou contra ele e decide se merece o seu respeito ou desprezo.

Helena Portugal