Empresas mais inteligentes com Eneagrama

A vulnerabilidade económica e social em que se vive são uma realidade pronta a atacar as empresas a qualquer momento. Cientes deste facto os empresários procuram alternativas que acabam sempre por passar pela mudança das estruturas e procedimentos, rumo à inovação que há-de garantir a sustentabilidade das suas empresas.
Toda a mudança para ser bem-sucedida tem que começar pelas pessoas pois são elas o pilar fundamental das organizações. Para desenvolver este processo de mudança interna com sucesso é preciso compreender cada um dos indivíduos e a sua interação na estrutura, obtendo de cada um o melhor das suas capacidades e saber como melhorar outras. Para vencer este desafio existe uma ferramenta versátil e muito prática para desvendar e trabalhar a personalidade em todas as áreas: o Eneagrama.
O Eneagrama apresenta nove tipos de personalidade que revelam as motivações pessoais, limitações e dons naturais de cada personalidade, por força das quais se vive e trabalha de forma automática, obtendo sempre os mesmos resultados.
Para sair da caixinha da "mesmice" o Eneagrama começa por mostrar o ponto de partida, que é um dos 9 tipos de personalidade e oferece a "chave" para uma nova compreensão de si próprio e dos outros na dinâmica da empresa.
Começando por trabalhar os exageros e os dons de cada personalidade, aprende-se a motivar e potenciar ainda mais o desempenho das equipas. Desenvolve-se uma autoconsciência de gestão comportamental que funciona como um núcleo potenciador de equipas de excelência capazes de elevar a empresa, provavelmente, para além do expetável.
Sucintamente, os 9 tipos de personalidade do Eneagrama são:
Tipo 1 - Busca a perfeição, sendo muito exigente e critico consigo e com os outros. Disciplinado, cumpre e motiva os outros para cumprir as regras. Meticuloso, tende a ser inflexível não considerando o meio termo das situações. O dever é para cumprir nem que seja necessário fazer horas extraordinárias.
Tipo 2- Sente a necessidade de ser útil e indispensável aos colegas e à empresa. É extremamente atento às necessidades dos outros e sabe como os ajudar e agradar. Muito enérgico e entusiasta no relacionamento com os colegas e chefias acaba por colocar as prioridades dos outros à frente das suas tarefas. Não pede ajuda para si, mas espera que os outros percebam quando precisa de algo.
Tipo 3 - Vive para o sucesso, por isso motiva-se por objetivos de curto prazo e visíveis aos olhos das chefias e colegas, de quem espera reconhecimento e aplausos. Sente que o seu valor como pessoa depende dos sucessos alcançados. Tem uma extraordinária capacidade de adaptação e sabe muito bem como motivar os outros para o ajudar a cumprir as suas metas.
Tipo 4 - Procura desenvolver o sentido estético, criativo e original com autonomia no trabalho que desempenha. Na empresa procura a conexão com as pessoas eleitas por si que tendencialmente são as que ocupam lugares de destaque ou que no seu entender, tenham bom gosto. Move-se num campo emocional onde as mudanças de humor são rápidas e extremas.
Tipo 5 - Preserva a sua privacidade mantendo uma postura discreta e observadora na empresa. Privilegia o conhecimento na sua área de trabalho sabendo muito mais do que mostra. Talvez por isso, consiga manter a calma nas crises ou quando os ânimos se exaltam. É lógico, ponderado e tem grande capacidade síntese o que são boas caraterísticas para trabalhar com processos.
O Tipo 6 - Pode ter uma postura direta e ousada ou mais cálida e simpática. Confiar não é fácil, pelo que está sempre atento às pessoas e à dinâmica da empresa. Sendo precavido se algo não correr bem, já existe um plano "B". A ansiedade é um sentimento frequente que diminui com a execução do trabalho. É muito gregário e dedicado à empresa da qual espera assertividade e segurança.
O Tipo 7 - Busca experiências novas, desafiantes e prazerosas mesmo no trabalho. Otimista por natureza, tem sempre muitas ideias e várias soluções para cada situação. A sua espontaneidade e entusiasmo dão-lhe a possibilidade de ser um excelente orador. Tende a ignorar as situações desagraveis e prefere tarefas de execução rápida.
O Tipo 8 - O comando e o controlo são caraterísticas intrínsecas que muitas vezes o tornam a força motriz da empresa. Sempre pronto para entrar em ação executa as tarefas com grande rapidez e assertividade. Visionário e pioneiro, confronta os outros para saber se estão à altura dos desafios. Embora a tolerância nem sempre seja um exercício fácil tem um forte sentido de justiça e de proteção relativamente os colegas e à empresa.
O Tipo 9 - Procura a harmonia no local de trabalho como fator principal para o bom resultado da empresa. É um pacificador e diplomata nato na resolução de conflitos e inspira os colegas a darem o melhor de si. Começar novas tarefas pode ser um processo demorado, mas vencida a resistência inicial é um trabalhador incansável.
Uma empresa será tanto mais funcional quanto maior for a variedade de personalidades que nela colaborem, desde que estejam em equilíbrio. Cada uma traz à empresa caraterísticas necessárias que no seu conjunto completam a dinâmica do seu desempenho, vejamos: Tipo 1 - perfeição, tipo 2 relacionamento, tipo 3 objetivos, tipo 4 diferenciação, tipo 5 conhecimento, tipo 6 precaução, tipo 7 , opções, tipo 8 ação, tipo 9 harmonia.
O desafio para as empresas do futuro passa necessariamente por saber pôr em funcionamento este conhecimento como estratégia de alinhamento dos recursos humanos para a concretização dos objetivos desejados.
Helena Portugal