Tipo 9 do Eneagrama Auto preservação - "apetite"

03-10-2019

A combinação da paixão da preguiça com o instinto auto preservação no Tipo 9 resulta numa personalidade chamada "apetite". A motivação profunda deste subtipo é encontrar uma sensação de conforto no mundo através da satisfação física das suas necessidades.


Encontra satisfação em atividades como comer, ler, jogar, ver TV, dormir, ou até trabalhar (se gostar do trabalho). Ao dar atenção à sua atividade favorita esquece-se de si, ou da dor de não estar conectado consigo próprio e ao mesmo tempo encontra a substituição da sensação de "Ser" no conforto de cumprir rotinas e satisfazer apetites diários.

As rotinas estruturam a sua experiência de forma concreta e familiar num mundo onde há o risco potencial de conflito. Apaga-se a ele próprio perdendo-se em atividades confortáveis em vez de revelar-se ao mundo ou abrir-se a situações complexas e imprevistas que podem acontecer no mundo exterior.

Este Tipo 9 é mais concreto, orientado para a experiência imediata não se relacionando muito com abstrações ou conceitos meta físicos. É mais introspetivo, focado no que é tangível e para fazer de imediato.

Para ele a experiência é mais fácil do que a teoria. Vive de uma forma mais simples e direta e gosta de estar mais tempo sozinho do que os outros 9, porque assim pode relaxar mais.

É muito amável, mas lá no fundo não se sente amado e resigna-se em não receber amor.

A procura de conforto em atividades de prazer refletem a compensação do seu profundo sentimento de abnegação, ou de desistir do amor, com o preenchimento por outros apetites.

É tendencialmente intuitivo e ativo expressando uma força subtil. Tem uma presença mais forte do que os outros subtipos do 9 e é mais irritável e teimoso. Pode ser difícil para ele aceitar que o outro está certo.

Este 9 pode ir da preguiça à ação certa com mais assertividade quando entra em contacto de forma consciente com a sua raiva que o ajudará a ser mais proativo e a agir mais no seu próprio interesse.

Traduzido e adaptado do livro " The complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD

Helena Portugal