Tipos 1+8 do Eneagrama: o guardião das regras e o fura regras

O tipo 1 é o grande guardião das regras e o tipo 8 quebra as regras como melhor lhe apetecer. Para o tipo 1 a virtude é o expoente máximo do poder, para o tipo 8 o poder é a virtude definitiva.
Sob o ponto de vista do tipo 8, cujo foco é o confronto, o moralista tipo 1 pode não passar de um hipócrita.
Para o tipo 1 o tipo 8 é apenas um convencido. Os dois têm a mesma reação quando contrariados, só que o tipo 8 explode de raiva e o tipo 1 implode a sua raiva. Querem que prevaleça a sua vontade, o seu ponto de vista. Ao tomarem iniciativas vão até ao fim para realizá-las. Gostam de mudar as coisas e às vezes fazem-no de forma persistente e rude, atropelando os outros e machucando-os, sem de dar conta disso.
Quando o chefe é o tipo 1 e 8 subordinado - Como chefe o tipo 1 gosta de expor claramente quais as regras e procedimentos a serem seguidos. A observação rígida dessas normas é a forma pela qual o tipo 8 é controlado pelo tipo 1.
O tipo 8 gosta de quebrar as regras do tipo 1 se encontrar alguma vantagem nisso. O tipo 8 enfrenta o tipo 1 sem pudor de o ver aos berros e em público se assim tiver de ser, o que coloca o tipo 1 numa posição difícil, pois espera respeito e consideração pela sua posição de chefe.
Quando o tipo 1 é chefe do tipo 8 deve dar -lhe o espaço que ele quiser e esperar para ver o que ele fará, por outro lado o funcionário tipo 8 deve perceber os princípios que estão por detrás dos desejos do tipo 1. O tipo 1 não deve subestimar a posição de poder do tipo 8, pois poderá aprender muito com ela.
Quando o tipo 8 é o chefe e o tipo 1 subordinado - Quando o tipo 8 é o chefe, não se deve intrometer no espaço do tipo 1 nem fazer promessas e as retirar depois, nem mudar de direção relativamente ao previamente estabelecido. O funcionário tipo 1 pode apresentar bons fundamentos ao tipo 8, regras e procedimentos que embora sejam para o tipo 8 como um pano vermelho para um touro, são a base do comportamento do tipo 1.
Através do tipo 1, o tipo 8 poderá sentir a estabilidade, moderação e restrições necessárias para ser mais ponderado e menos exagerado e explosivo no trabalho.
O tipo 1 funcionário do tipo 8 deve usar o seu talento e paciência para colocar as questões que considera corretas ao seu chefe. As mesmas serão aceites quando o tipo 8 concordar ou quando servirem para confirmar a sua posição de comando, caso contrário o tipo 8 irá rejeitá-las.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!